TRATAMENTOS ACESSÍVEIS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Ginecologia

Tensão Pré-Menstrual

A síndrome pré-menstrual, também conhecida como tensão pré-menstrual (TPM), é uma queixa muito comum entre as mulheres que procuram o ginecologista, porém, muitas deixam de procurar ajuda, mesmo com sintomas intensos que prejudicam até o seu desempenho profissional, pois acham que têm simplesmente que agüentar e desconhecendo que muito pode ser feito para ajudá-las.
Os sinais e sintomas são físicos e psicológicos ou comportamentais apresentando uma relação temporal com o período pré-menstrual e com características de repetição a cada novo ciclo. São sinais e sintomas comumente observados: inchaço (edema) nas mamas, nas pernas e às vezes, no corpo todo; dolorimento mamário; ganho de peso; dor-de-cabeça; cansaço; dor nas pernas; aumento do volume abdominal; acne; nervosismo; irritabilidade; depressão; choro fácil; depreciação da auto-imagem; alteração do apetite (o mais típico é o aumento do apetite para doces e chocolates) e outros. Não há necessidade de se apresentar todos os comemorativos para que se caracterize a tensão pré-menstrual, mas deve haver nítido surgimento ou predomínio desses sinais e sintomas nos dias que antecedem a menstruação. A intensidade e a qualidade dos sinais e sintomas encontrados são muito variáveis de mulher a mulher. Algumas tem predomínio dos sintomas psicológicos, outras dos sintomas orgânicos, como o inchaço. Essas alterações geralmente são decorrentes das profundas alterações hormonais que ocorrem no organismo feminino a cada ciclo menstrual.

O tratamento é muito variável, dependendo do caso e deve ser direcionado conforme os sinais e sintomas predominantes, mas algumas medidas gerais podem ser úteis, podendo aliviar bastante o quadro. Neste contexto temos a atividade física e prática de esportes; apoio psicológico e explicação do fenômeno de forma clara; diminuição da ingestão de sal, particularmente na segunda metade do ciclo, ou seja, no período de cerca de duas semanas antes do início da menstruação seguinte; redução da ingestão de gordura animal. O tratamento também pode ser medicamentoso, havendo grande número de medicamentos de utilização possível, conforme os sinais e sintomas apresentados.

Em resumo, a tensão pré-menstrual ou síndrome pré-menstrual, aflige um grande número de mulheres nos dias que antecedem a menstruação (variando de poucos até 12 ou 15 dias em alguns casos), podendo trazer-lhes prejuízos psicológicos, familiares, profissionais e sociais. Felizmente existem várias medidas de ordem geral e medicamentosas que podem ser tomadas para melhorar ou, pelo menos, minimizar os desagradáveis sinais e sintomas desses dias.

Dr. Luciano de Melo Pompei

 

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800

atendimento@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2015, FGO Clínica de Fertilidade
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!