PALESTRAS GRATUITAS
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Fertilidade

Fertilização In Vitro - FIV

A Técnica de Reprodução Assistida (TRA) mais conhecida é a fertilização in vitro (FIV), popularmente chamada de "bebê de proveta". Outros nomes muito encontrados e comentados por leigos são: fecundação in vitro, fertilização in-vitro, FIV-TE, FIVETE, fecundação artificial, inseminação artificial, ou apenas inseminação.

Esse procedimento envolve seis etapas.

A primeira etapa é denominada hiperestimulação ovariana controlada em que a paciente recebe drogas indutoras da ovulação para aumentar a produção de óvulos.

A segunda etapa é conhecida como captação dos gametas - óvulos e espermatozoides. Os óvulos (oócitos) são coletados dos ovários por punção com agulha guiada pela ultrassonografia transvaginal e na sequência são levados ao laboratório de FIV para preparo e ambientação. Os espermatozoides do marido (parceiro) são coletados dos testículos por masturbação (ou por técnicas cirúrgicas especiais) e preparados em laboratório para a fertilização dos óvulos coletados.

A terceira etapa é totalmente desenvolvida em laboratório e corresponde a fertilização in vitro (FIV) propriamente dita. No caso da FIV convencional, os óvulos e espermatozoides são preparados de modo que, para cada óvulo a ser fecundado, haja cerca de 150 mil espermatozóides móveis. Assim, esperamos que ocorra a fecundação de forma ativa – ou seja, os espermatozoides procuram o óvulo ativamente e o fertilizam. No caso da ICSI (injeção intra-citoplasmática de espermatozoides) os espermatozoides são introduzidos dentro de cada óvulo maduro através de uma microagulha observada e guiada por um microscópio especial – é o que chamamos de microinjeção – e um único espermatozoide é injetado em cada óvulo maduro coletado da mulher.

A etapa seguinte (quarta etapa) é denominada transferência dos embriões (mais corretamente dos pré-embriões). Assim, se a fertilização ou fecundação da etapa anterior for bem sucedida, dará origem a pré-embriões, que serão transferidos para o útero da paciente em 48, 72 ou até 120-144 horas após a coleta dos óvulos. Uma vez dentro do útero o pré-embrião transforma-se numa estrutura esférica chamada blastocisto. Dois a três dias após a transferência acontece a implantação (nidação) e o início da gravidez.

A quinta etapa da FIV é o teste de gravidez. Depois de passados 10-12 dias da transferência dos pré-embriões para o útero é que solicitamos o teste de sangue para determinação da presença do hormônio da gravidez – é a dosagem de beta-HCG (fração beta da gonadotrofina coriônica) no sangue. Um exame positivo com beta-HCG acima de 50 UI/ml é sinal de gravidez evolutiva.

A sexta e última etapa do processo é um exame de ultrassonografia transvaginal, 15 dias após o teste positivo de gravidez (beta-HCG positivo), para a detecção clínica da gravidez, ou seja, para visualização do saco gestacional e seu conteúdo. Nesse exame saberemos se a gravidez está evoluindo de acordo e se há mais de um embrião implantado!

Conheça a FIV passo-a-passo

 

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver
E depois do parto?

E depois do parto?

O bebê nasceu. E agora? Neste livro, a mulher, em especial, e o também marido, vão ter dicas e orientações de como se portar nessa nova etapa de vida.

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800 / 3085-1883

atendimento@clinicafgo.com.br

Unidade Brasil
Avenida Brasil, 583 • Jardim América
São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01431-000

Fone: +55 (11) 3051-2313

contato@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2014, CLÍNICA GINECOLÓGICA FGO LTDA.
REDES SOCIAIS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!